terça-feira, 15 de setembro de 2009

1 mês hoje

9 comments
Hoje faz um mês que eu estou com a bomba!!!
Quero fazer um balanço geral deste primeiro mês que estou "bombada". Colocarei uma lista abaixo com os pontos positivos e outra lista com os pontos não tão positivos de se usar uma bomba. Antes porém quero dizer que a bomba de infusão de insulina não exerce nenhuma força sobrenatural milagrosa no controle do diabetes. Se não fizermos a nossa parte, a bomba por si só não vai melhorar o controle glicêmico, como qualquer outro tipo de tratamento de diabetes.
Os pontos não tão positivos, na minha opinião:
1. A bomba é cara!! Os insumos mensais (cateter e reservatório) também!!
2. Andar com a bomba me faz lembrar o tempo todo que sou "quase" normal, mas é quase e não totalmente normal, pois dependo dela para viver.
3. A agulha guia que eu uso para colocar o cateter é enorme. A colocação em si é quase 100% indolor, mas eu odeio essa agulha guia mesmo assim.
4. É chato tirar o adesivo que fica na pele e segura o cateter. É como tirar um band-aid, só que é um band-aid feito para durar dias e resistente à água. Ele realmente não desgruda sozinho, só se eu tirar. Imagina como é a cola desse adesivo...
5. Eu tive hipos severas nas primeiras semanas, apesar da margem de segurança estabelecida na bomba para que isso não acontecesse. Na verdade eu já esperava por isso, porque eu passei pela mesma coisa quando comecei a usar a Levemir. Essas últimas 2 semanas foram bem melhores.
6. O local da infusão do cateter fica com uma marquinha (cicatriz) depois que a gente tira o cateter. Nenhuma delas saiu totalmente ainda.
Espero não ter desanimado ninguém... rsrsrs...
Agora os pontos positivos:
1. Eu me livrei das milhões de injeções diárias!!!!!!!
2. Eu fiz a média dos meus controles nos primeiros quinze dias de uso da bomba. Ficou em 155 mg/dl!! Antes de usar a bomba estava por volta de 180 mg/dl. Melhorei muito em pouco tempo!
3. A bomba tem uma função que eu realmente gostei, dentre tantas: insulina ativa. Vou dar um exemplo prático de como a insulina ativa funciona. Vamos supor que eu esteja com 250mg/dl e precise corrigir para abaixar essa taxa alta. Eu coloco esse número na bomba e ela me diz quanta insulina eu devo usar. Uma hora depois, eu faço o teste e dá 180 mg/dl. Ainda está alto e eu preciso corrigir. A bomba diz quanto eu preciso usar de novo subtraindo quanta insulina ainda está ativa no meu corpo. Com isso, eu não corro o risco de tomar insulina demais para corrigir a taxa alta. Quando eu usava caneta de insulina, eu ia tomando de acordo com as taxas, pois não sabia como calcular essa insulina ativa. Como resultado disso, ficava com hipo.
4. Eu tomo quantias diferentes de insulina basal ao longo do dia. Eu preciso tomar muito menos de madrugada e muito mais no período entre o café da manhã e o almoço. Com a Levemir, eu tomava a mesma quantia fixa de manhã e a noite, então não dava para mudar as quantias ao longo do dia. Agora o meu controle está muito melhor e eu tenho me sentido mais disposta também.
5. A bomba tem uma função chamada de "bolus wizard", que faz sozinha os cálculos de quanto eu preciso tomar de insulina tanto para corrigir as taxas altas assim como para cobrir os carboidratos que eu como. É só eu colocar qual é a minha taxa e quanto de carboidrato que eu vou comer. A bomba é programada de acordo com as minhas necessidades diárias de insulina. Me livrei do monte de cálculos que eu tinha que fazer e da calculadora também!! rsrsrs...
6. Eu achei que seria ruim dormir com a bomba, mas eu me acostumei com ela logo de cara. O mesmo vale para o cateter. Eu achei que fosse me incomodar, mas a adaptação foi bem tranquila também!
Eu cheguei a conclusão de que apesar dos pontos não tão positivos, vale muito a pena usar a bomba. Estou muito satisfeita com os benefícios que ela me traz. A verdade é que qualquer tratamento de diabetes tem sua parte chata, seja com seringa, caneta de insulina ou bomba.
Eu quero fechar com uma pergunta que o Humberto me fez na semana passada e que me deu um gás novo para me manter firme no controle do diabetes:
- Tê, quantos anos de vida será que você está ganhando com a bomba?

Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. oieee teh nossa passou rapido ne ,fiquei na expectactiva de ler seu primeiro post depois da bomba que vc nem imagina ,e como fiquei feliz por vc tb .
    realmente ela nao faz nenhum milagre sozinha ,
    temos que fazer nossa parte muito bem feitinha ,e espero realmente que ela nos de muitos anos a mais ,estou feliz por vc .
    teh gostaria de saber qual a dieta que vc segue como e sua alimentacao .
    bjim

    ResponderExcluir
  2. Oi Ro,
    Então, eu não sei dar um nome para a dieta que eu faço... eu estou tentando emagrecer, então o que eu faço é comer pouco carboidrato e pouca gordura, que foi passado por uma nutricionista. Eu me limito a no máximo 35g de carboidrato por refeição, mas eu acabo comendo menos.
    Eu li o que você escreveu no seu blog sobre a sua dieta. Você faz contagem de tudo? Gordura, carboidrato, proteína e fibras? Por que você não come mais sushi?
    Ro, obrigada pela sua torcida pelo meu sucesso no controle!!! :)
    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Oi Teresa que bom que você se adaptou a bomba!
    Eu sinceramete acho que não me adaptaria, prefiro continuar com as seringas. Parabéns!
    Eu também to tentando emagrecer tirei alguns carboidratos. Mas como é difícil,e eu ainda pra completar tenho hipotireoidismo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. oi teh ,netao faco sim conto tudo e tudo medinho pra ter uma alimentacao balanceada .
    nao como sushi porque nao sou fan de arroz ,e ainda que vai muito acucar pra preparar o arroz ,evito ao maximo os carboidratos ,e so como nao e o caso do sushi .sempre como muitos vegetais e carne magra . e o menos de gordura possivel ,compro tudo light e diet aqui em casa e tudo integral ,nao uso oleo pra cozinhar .

    ResponderExcluir
  5. Olá, Teresa
    Sou jornalista da revista FarmaMellitus, publicação trimestral da Farmácia FarmeMellitus.
    Para a próxima edição da revista, estamos fazendo uma reportagem de capa sobre troca de informações, dicas e experiências entre diabéticos através de ferramentas como blogs e twitter. Achei bem interessante a iniciativa do teu blog e gostaria de incluir um depoimento teu na matéria. Terias disponibilidade? Poderia ser por telefone ou e-mail, sem problemas.
    Aguardo retorno.
    Obrigada!

    Att
    Daniela Seixas
    daniela@giornale.com.br

    Giornale Comunicação Empresarial
    www.giornale.com.br
    Porto Alegre, RS

    ResponderExcluir
  6. Oi Margarete,
    Eu sei que emagrecer com hipotireoidismo é mais difícil... mas a gente vai conseguir!!!!! :) Vamos seguir firmes no nosso propósito!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ro,
    A dieta que você faz é mais ou menos o que eu faço também, só que eu apenas conto os carboidratos. Eu vou começar contar a gordura.
    Quanto ao sushi, eu tinha me esquecido que realmente vai açúcar na preparação do arroz, além do carboidrato do próprio arroz. :(
    Eu já percebi também que quanto menos carboidrato a gente come, melhor é o nosso controle. Dar prioridade aos integrais ajuda muito também!!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Teresa!
    Estava acompanhando os seus posts sobre a bomba, e fiquei curiosa a respeito de quanto vc está pagando pra fazer o teste com ela. Fiquei bem interessada em tentar, e vi o preço da Accu-Chek, mas achei meio alto.. Se puder me passar o valor, agradeço. =) Beeeijos, e boa sorte com a bomba. :)

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir